Pular para o conteúdo

Inova Agroecologia realiza curso de utilização da cana-de-açúcar para alimentação animal

  • por

Projeto da UFRRJ cultiva planta em campo experimental na fazenda pública

A utilização da cana-de-açúcar  para alimentação animal será tema de um curso promovido pelo Inova Agroecologia nesta sexta-feira (24), de 8h às 12h, na Fazenda Pública Joaquim Piñero, no Espraiado.  O objetivo desse curso é orientar os produtores sobre o uso da cana-de-açúcar como complemento na alimentação de bovinos, com ênfase no seu uso como suplemento volumoso na época seca do ano,  que geralmente se inicia entre maio e junho e costuma terminar entre setembro e outubro.

O projeto faz parte do estudo experimental que tem o intuito de apresentar aos agricultores da cidade o canavial produzido pela equipe do Inova Agroecologia Maricá, projeto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em parceria com a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá), e que montou há um ano um campo experimental da planta, a fim de incentivar seu cultivo na cidade.

Durante o curso, serão abordados os fatores que interferem na qualidade da cana-de-açúcar para a alimentação animal, as limitações
do uso da cana-de-açúcar como alimento, uso da cana in natura e uso da silagem de cana-de-açúcar.

Segundo o engenheiro agrônomo Antônio Amorim Brandão, a cana-de-açúcar é uma cultura de alto rendimento por unidade de área e, como alimento para bovinos, pode ser ofertada de diversas formas: in natura, na forma de silagem ou tratadas quimicamente para melhorar e conservar suas características. “A cana-de-açúcar é uma gramínea tropical com alto potencial de produção de massa e rica em sacarose, tendo alto nível de energia. Isso é muito importante quando se pensa em alimentação de animais ruminantes, que são mamíferos herbívoros que se caracterizam por mastigar novamente o alimento que retorna do estômago, como o boi, o carneiro e a cabra.”

Para participar do curso, basta se inscrever neste link aqui.

Serviço:
Curso de utilização da cana-de-açúcar para alimentação animal
24 de março de 2023 (sexta-feira)
8h às 12h.

Endereço: Fazenda Pública Joaquin Piñero, em Ponta Negra – Maricá. Para chegar, basta acessar a RJ-106, em direção à Av. Central. Logo após, dobrar à direita, antes da Capela de São Jorge.

Fonte: Codemar

Veja também: Participação da Prefeitura de Maricá na maior feira imobiliária do mundo, na França, tem saldo positivo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *