Golpe das pelúcias: polícia investiga possível envolvimento com jogo do bicho
Investigação aponta que as máquinas só permitissem que consumidores pegassem os prêmios depois de determinado número de jogadas.
Nesta quarta feira (28), a Polícia Civil realiza a 2ª fase da Operação Mãos Leves contra o uso de máquinas de bichinhos de pelúcia. O delegado Pedro Brasil afirma que o material encontrado teria envolvimento com organizações criminosas, 19 mandados de busca e apreensão são cumpridos em endereços do Rio de Janeiro e de Santa Catarina.
Além das máquinas e de pelúcias falsificadas, foram apreendidos também celulares, computadores, notebooks, tablets e documentos, que serão avaliados com a finalidade de desvendar a estrutura do grupo criminoso e identificar a participação de outros integrantes.
Pikachu falsificado encontrado em galpão. Foto: Reprodução / TV Globo
"Algumas pessoas foram conduzidas na condição de testemunha, funcionários e técnicos que operavam as máquinas, para gente tentar entender melhor como isso funciona. Nós também encontramos uma pistola dentro de um dos galpões, de uma gaveta, e estamos fazendo as devidas consultas para saber se é uma arma registrada, com numeração adulterada, ou se é produto de crime" explica o delegado responsável pela investigação.
O que é o esquema " garra fraca" ?
As investigações tiveram início após informações de que as empresas Black Entertainment e London Adventure utilizavam bonecos de pelúcia falsificados. A 1ª fase da Operação teve início em maio desse ano, onde uma grande quantidade de máquinas e pelúcias foram apreendidas em diversos shoppings do Grande Rio.
No decorrer do inquérito realizado por peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli ( ICCE), foi constatado que o sistema eletrônico das máquinas dispõe de um contador de jogadas, após uma programação feita, libera uma corrente elétrica que gera uma potência para que a "garra" pegue o brinquedo após um determinado número de tentativas.
Diversas pelúcias foram encontradas e apreendidas. Foto: Reprodução
Os investigados poderão responder por crimes contra a economia popular, contra o consumidor, contra a propriedade imaterial e associação criminosa, além da contravenção de jogo de azar. As investigações prosseguirão para apurar eventual prática de lavagem de dinheiro.
Comentários (0)