Capital do Rio vive dia de calor intenso e alerta para mudanças climáticas
Rio atinge 36,2°C antes da chegada de frente fria, que promete aliviar o calor e trazer chuva
Nesta terça-feira (12/11), a cidade do Rio de Janeiro é oficialmente a capital mais quente do país, com os termômetros marcando 36,2°C até o meio-dia, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Apesar do calor intenso, o Rio de Janeiro só ficou atrás das cidades de Jaguaribe, no Ceará, e Caicó, no Rio Grande do Norte, que registraram temperaturas ligeiramente superiores.
Esse cenário, no entanto, não deve durar: segundo a Climatempo, uma frente fria vinda pelo mar vai influenciar o clima no Rio a partir da tarde de hoje, trazendo uma queda gradual nas temperaturas.
Além disso, o Rio de Janeiro entrou no Nível 2 de Calor às 11h20, segundo o monitoramento do Centro de Operações Rio, com uma sensação térmica de 38°C.
Previsão detalhada para os próximos dias:
Quarta-feira (13/11): Com a chegada da frente fria, o tempo fica instável. O aumento da nebulosidade deve trazer pancadas de chuva pela manhã, com possíveis raios e ventos moderados. A expectativa é de uma leve queda nas temperaturas.
Quinta-feira (14/11): Ventos úmidos do oceano vão predominar, garantindo um céu nublado, e há possibilidade de chuvas leves a moderadas em áreas isoladas, a qualquer hora do dia. Os ventos devem continuar em intensidade moderada.
Sexta-feira (15/11) e Sábado (16/11): A previsão é de tempo instável, com pancadas de chuva isoladas à tarde e à noite devido a áreas de instabilidade.
Essa virada climática é comum nesta época do ano e oferece um breve alívio para os cariocas, que vêm enfrentando altas temperaturas.
Por Thalita Abreu
Comentários (0)